sábado, 21 de agosto de 2010

AVALIAÇÕES DO 4º ANO

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS
1) Circule os artigos nas frases e classifique-os em definidos ou indefinidos: (1,5)
a) Comprei um carro e uma bicicleta na loja.
________________________________ ________________________________________
b) A casa de Manoela é muito longe.
________________________________
c) Pedro tem umas petecas e Luana tem umas bonecas.
________________________________ _________________________________________
2) Passe as palavras para o feminino:
Professor______________________________ ator_______________________________
Cavalheiro_____________________________ pintor______________________________
Cão___________________________________ príncipe____________________________
Doutor________________________________ bonito_____________________________
3) Escreva no plural as palavras abaixo:
Mar________________________________ pastel______________________________
Gás________________________________ carta_______________________________
Pai_________________________________ pão________________________________
Coração____________________________ irmão______________________________
4) Reescreva as frases no singular.
a) As balas são gostosas.
__________________________________________________________________________.
b) Os fregueses saíram da loja.
__________________________________________________________________________.
c) Os ladrões estão presos.
__________________________________________________________________________.
5) Dê o aumentativo de:
Homem___________________________ boneco________________________________
Fogo_____________________________ casa__________________________________
Nariz_____________________________ cão___________________________________
Livro_____________________________ voz___________________________________
6) Qual o diminutivo de:
Lugar___________________________ nariz__________________________________
Cama___________________________ porta__________________________________
Pé______________________________ caderno________________________________
Amigo___________________________ copo__________________________________
7) Circule os adjetivos das frases:
a) O sorvete estava gostoso.
b) A casa é velha e arrumada.
c) O jardim está lindo.
d) A escola é grande e longe.
8) Escreva o grau superlativo dos adjetivos.
Calmo_________________________________ triste______________________________
Inteligente______________________________ novo______________________________
Alegre_________________________________ alto_______________________________
9) Complete as frases com o grau do adjetivo correto que está entre parênteses:
a) Patrícia é__________esperta ________________ Luana. (igualdade)
b) Maria é _______________ estudiosa ___________ Pedro. (inferioridade)
c) Samanta é _____________brincalhona __________sua prima. (superioridade)


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A MOSCA
Neil Philip

Era uma vez um homem rico que emprestava dinheiro a todos os camponeses pobres da região, mas lhes cobrava juros exorbitantes.
Como um desses camponeses lhe devia uma soma considerável, o ricaço tratou de verificar se ele possuía algo de valor que pudesse confiscar.
Quando chegou à cabana do devedor, encontrou seu filho brincando no quintal. “Seus pais estão?”, perguntou. “Não, senhor”, o menino respondeu. “Papai saiu para cortar árvores vivas e plantar árvores mortas. E mamar foi ao mercado vender o vento e comprar a Lua”
Sem entender patavina, o credor usou de agrados e ameaças para fazer o garoto esclarecer tal enigma, porém nada conseguiu. Então resolveu mudar de tática: “Se me explicar essa história, prometo esquecer o que seu pai me deve. Tomo o céu e a terra por testemunhas.”
“O céu e a terra não falam”, o menino retrucou. “Nossa testemunha tem que ser uma criatura viva.”
Nesse instante uma mosca pousou no batente da porta. O homem rico apontou para ela, declarando: “Aí está nossa testemunha.”
Então o garoto explicou:”Meu pai foi cortar bambus para fazer uma cerca, e minha mãe foi vender leques para comprar óleo para o lampião.”
O ricaço partiu, satisfeito, mas dias depois voltou para cobrar a dívida, fazendo ouvidos moucos quando o filho do camponês lhe lembrou sua recente promessa. O impasse se estabeleceu, e o caso foi parar no tribunal.
Na presença do juiz o homem rico afirmou que nunca tinha visto aquele menino e, portanto, não podia ter lhe prometido coisa nenhuma. O menino, por sua vez, contou uma versão muito diferente da história. “É a palavra de um contra a palavra do outro”, suspirou o juiz, atarantado. “Não posso decidir nada sem testemunha.”
“Mas nós temos uma testemunha”, disse o filho do camponês. “Uma mosca ouviu toda a conversa!”
“Uma mosca!”, o magistrado exclamou. “Está brincando comigo, seu moleque?”
“Não , senhor. Uma mosca enorme e gorda ouviu tudo, porque estava pousada bem no nariz dele!”
“Mentiroso!”, o homem rico berrou. “Ela pousou no batente da porta!”
“Não interessa onde ela pousou”, o juiz decidiu. “Você fez a promessa, e portanto o pai deste garoto nada lhe deve. Caso encerrado!”
Volta do mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998

TRABALHANDO O TEXTO

1) Dê um novo título ao texto.
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2) Transcreva do texto, o que respondeu o menino ao homem rico quando ele chegou à sua cabana à procura de seu pai, para cobrar-lhe o que lhe devia.

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3) Para conseguir decifrar tal enigma, o homem rico prometeu ao menino

( ) dividir em prestações a dívida de seu pai.
( ) esquecer a dívida do seu pai.
( ) perdoar metade da dívida do seu pai.


4) Quem foi a testemunha desse pacto?

( ) Uma rã. ( ) Uma abelha. ( ) Uma mosca.


5) O que o menino quis dizer realmente a respeito de seus pais?

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6) Explique por que o juiz encerrou o caso dando ganho de causa ao menino.

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Complete de acordo com o texto:

Título: ______________________________________

Autor: ______________________________________

Personagens:________________________________


RECIBO
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Um comentário:

Contribuindo

Jogue você também suas sementes

Havia um cidadão que morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica que se localizava muito longe da sua casa. Com isso ele precisa viajar de ônibus cerca de uma hora todos os dias para chegara ao seu trabalho.

Na terceira parada, sempre entrava uma senhora que se sentava no banco da janela.

Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus. A cena se repetia dia após dia. Até que certa vez, curioso, o homem lhe perguntou: O que a senhora joga pela janela?

-Jogo sementes.

- Sementes? Sementes de que?

-De flor, é que eu olho para fora e a estrada é tão vazia... Gostaria de viajar vendo flores coloridas por todo o caminho, imagine como seria bonito.

-Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acredita mesmo que estas flores vão nascer um dia aí na beira da estrada?

-Acho meu filho, mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.

-Mesmo assim, demoram a crescer, precisam de água.

-Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva, e se eu não jogar as sementes aí mesmo é que as flores nunca vão nascer.

O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava meio “caduca”.

O tempo passou. Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem ficou impressionado ao olhar para fora e ver flores na beira da estrada, muitas flores. A paisagem estava colorida, perfumada, linda...

O homem lembrou-se da senhora, procurou-a no ônibus, não a encontrou, então foi perguntar ao cobrador que conhecia todo mundo por que a senhora das sementes havia sumido?

-Pois é, morreu de pneumonia na semana passada.

O homem voltou ao seu lugar e continuou olhando, pela janela, a paisagem florida. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho daquela senhora? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda”.

Neste instante, o homem escutou uma risada de criança, no banco da frente, uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada: Olha papai! Que lindo! Quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas flores? São maravilhosas.

Então o homem entendeu o que a senhora tinha feito, mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a senhora devia estar feliz. Afinal ela tinha dado um presente maravilhoso para a natureza e principalmente para as pessoas que por ali passavam.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se no mesmo banco que a senhora sentava, tirou um pacotinho de sementes do bolso e começou a jogar sementes pela janela até chegar ao ponto onde tinha que descer.

Jogue você também as suas sementes, pouco importa se você vai ver as flores ou não. Plante as sementes do amor, do carinho, da fraternidade, da alegria, da paz, da ternura, da compreensão. Certamente, você colherá além das lindas flores, frutos maravilhosos com sabor de felicidade, sabor de conquista.

Autor desconhecido

4º. E 5º. ANO

PORTUGUÊS:

1- Conversação sobre o texto.

a) Por que você acha que a velhinha jogava as sementes se ela poderia não ver florescer?

b) Que tipos de sementes você está plantando em sua casa?

2- Procure no dicionário:

Cidadão-

Caduca-

Impressionado-

Pneumonia-

Entusiasmada-

Contemplar-

3- Desenhe a imagem que a velhinha via em suas viagens.

4- Pinte no texto 6 verbos:

MATEMÁTICA

1-Se o cidadão começasse a trabalhar as 7 horas que horas precisava sair de casa para não chegar atrasado?

( ) 5 horas

( ) 8 horas

( ) 6 horas

2- Desenhe o relógio representando a hora em que o cidadão saia de casa.

3- Se a velhinha jogava 123 sementes por dias , quantas sementes jogou em:

Uma semana

Um mês

Um ano

3 anos

3º. ANO

PORTUGUÊS

1- O QUE A VELHINHA JOGAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS?

2- O QUE O HOMEM PERGUNTOU PARA A VELHINHA?

3- PINTE NO TEXTO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO:

4-DESENHE:

COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA?

COMO ELA FICOU DEPOIS DE ALGUNS ANOS?

MATEMÁTICA

1- SE A VELHINHA JOGA 20 SEMENTER POR DIA, QUANTAS SEMENTES TERÁ JOGADO EM:

5 DIAS

6 DIAS

9 DIAS

3 DIAS

7 DIAS

2- ESCREVA POR EXTENSO OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕEA ACIMA:

3- COLOQUE OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES EM ORDEM CRESCENTE:

4- TRABALHAR COM O CALENDÁRIO: UM ANO – 365 DIAS

MESES DO ANO

2º. ANO

PORTUGUÊS

1- LEITURA DO ALFABETO

2- LIGUE:

A VELHINHA ANDAVA DE CARRO

TREM

ÔNIBUS

DESENHE O ÔNIBUS QUE A VELHINHA ANDAVA.

DESENHE COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS

COMO FICOU A PAISAGEM DEPOIS QUE A VELHINHA JOGOU AS SEMENTES:

MATEMÁTICA

1- ESCREVA OS NUMERAIS DE 0 A 20

2- PINTE DA MESMA COR O NÚMERO E A ESCRITA DOS NUMERAIS:

3-

1

UM

4

DOIS

2

DOIS

10

NOVE

3

TRÊS

5

QUATRO

4

QUATRO

9

OITO

5

CINCO

1

DEZ

6

SEIS

6

TRÊS

7

SETE

8

CINCO

8

OITO

2

SETE

9

NOVE

7

UM

10

DEZ

3

SEIS

ESCREVA O ANTECESSOR E O SUCESSOR:

10

15

19

11

13

16

7

9

DIA DA ESCOLA 15 DE MARÇO

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos.

E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.

Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

ESPAÇO PARA OS ALUNOS ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Ir à escola é fundamental para que a pessoa se sinta incluída na sociedade. É fazer parte, é ser reconhecido, ter seu espaço.

Existem pessoas portadoras de necessidades especiais para as quais são criadas oportunidades de freqüentarem este espaço tão importante para as nossas vidas. É este o princípio da pedagogia da inclusão: inserir as crianças especiais nas salas de aula, junto com as outras crianças. Pouco a pouco, as barreiras se tornam mais suaves e o convívio é muito positivo.

É preciso, naturalmente, lutar contra o preconceito. Também é necessária muita criatividade para adaptar a metodologia de ensino de modo que todas as crianças possam aprender. Mas, no final, é bem possível que a solidariedade entre elas mostre à escola como é gostoso conhecer o "outro", que até então era "diferente" e, com a convivência, se mostra apenas como alguém que tem outras necessidades e muito o que aprender, como qualquer criança.

A colaboração de diferentes profissionais enriquece o trabalho da escola. Junto com os professores, podem atuar fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. A escola como espaço de inclusão só vem a colaborar para o desenvolvimento mais saudável da criança especial. Para ela, significa mais do que uma instituição de ensino: torna-se espaço terapêutico.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística